Treino de força e resistência para crianças e adolescentes

Frequentemente pais e algumas vezes os pacientes adolescentes possuem dúvidas quanto a prática de exercícios para ganho de força, desenvolvimento da massa muscular. Muitas vezes o próprio médico possui dúvidas e define uma idade a partir da qual considera seguro esta prática.

Em primeiro lugar é importante ir à raiz da definição, a partir daí será mais fácil entender, saber aplicar e usufruir de cada tipo de treinamento.

No inglês resistance training, se fossemos traduzir ao pé da letra treinamento de resistência, mas a forma mais adequada é chamar de “ treinamento resistido”.

O termo treinamento resistido refere-se a um treinamento especializado de condicionamento, que envolve o uso progressivo de cargas resistivas em uma variedade de tipos de treinamento.

O principal objetivo é melhorar a saúde muscular e o condicionamento físico com melhora no desempenho nos esportes ou mesmo nas atividades diárias, como subir as escadas do prédio onde mora ou da escola.

Os termos treinamento de resistência, treinamento de força e musculação às vezes são usados como sinônimos, o termo treinamento resistido abrange uma gama mais ampla de modalidades de treinamento e uma ampla variedade de objetivos de treinamento.

Atenção para outro termo “levantamento de peso”, este refere-se a um esporte competitivo que envolve desempenho.

O treinamento resistido pode ser aplicado para crianças e adolescentes, auxiliando na melhora do condicionamento muscular, da força melhorando as habilidades musculares em geral e secundariamente reduzindo lesões quando associado a prática esportiva e treinamento. Outros ganhos adicionais são na melhora da densidade mineral óssea, na composição corporal e no auxílio na redução de peso de gordura excedente.

As pesquisas científicas apoiam e indicam treinamento resistido para crianças e adolescentes mostrando que a taxa de lesão associada a este tipo de treinamento é baixa se as atividades são realizadas com ênfase na técnica adequada e sob supervisão.

Os ganhos de força na infância são devidos, principalmente, ao mecanismo neurológico de aumentos no recrutamento de fibras musculares e de neurônios motores para a execução do exercício.

É importante incorporar o treinamento resistido muscular às aulas de educação e na prática esportiva a fim de aumentar a força muscular e reduzir o risco de lesões relacionadas ao esporte.

A Academia Americana de Pediatria reforça que não há uma idade pré-definida a partir da qual os exercícios resistidos estão liberados. Entretanto é importante estarem associados a exercícios que desenvolvam múltiplas habilidades físicas como coordenação motora, potência muscular, juntamente com exercícios que permitam o ganho de condicionamento aeróbico.